top of page

Os Ensinamentos de Verão Mar Ngok: As Origens do Mantra Secreto - Dia 1 & 2


24 de agosto de 2021


A importância de entender a história da Índia.

O Gyalwang Karmapa introduziu os ensinamentos de verão detalhando sua intenção geral de aumentar o conhecimento do Vajrayana e tópicos relacionados entre os monges e monjas em todos os centros Kagyu, particularmente entre os monges e monjas em tsok-dra - as seções de estudo e treinamento de rituais dos mosteiros. O Karmapa observou que a partir da época de Marpa, o Tradutor, a tradição Kagyu manteve duas linhagens: a linhagem da prática do mantra secreto e a linhagem do ensino e estudo dos tantras. Atualmente, no entanto, embora a linhagem da prática permaneça, resta muito pouco da linhagem do estudo e do ensino dos tantras e poucos ensinamentos existentes sobre o tantra. Isso pode ser porque a linhagem Marpa Kagyu é está incompleta ou porque não conseguimos mantê-la, afirmou ele, e exortou todas as comunidades Kagyu de ensino e prática, lamas, tulkus e estudantes leigos, homens e mulheres, a serem altamente motivados e enérgicos e a cooperarem juntos a fim de reavivar esses ensinamentos.


A principal razão para chamar este verão de "Ensinamento de Verão Mar Ngok" é lembrar a todos de Marpa e Ngokpa 1 , para inspirar-nos e para manter sua tradição de estudar e ensinar os tantras, explicou ele. Reavivar esses ensinamentos e continuar a tradição foi seu objetivo ao dar-lhe esse nome, não para fazê-lo soar impressionante ou eloquente. "Estamos sempre nos vangloriando dos antepassados da linhagem, mas se formos complacentes, da mesma forma que uma fruta apodrece, apodreceremos por dentro", advertiu ele. Devemos enfrentar a situação real e ver quanta força e coragem podemos reunir para reavivar estes ensinamentos".


Falando a título pessoal, o Karmapa disse que, apesar de muitas dificuldades externas e internas que pareciam estar o arrastando para trás, ele ainda tinha a intenção e a determinação de trabalhar em benefício dos seres, e está se esforçando ao máximo para seguir em frente. "Às vezes eu não vejo o caminho adiante, mas sinto que se eu conseguir manter firmemente minha confiança e continuar avançando, mesmo que eu não possa vê-la, há uma luz esperando por mim no final, e isso me dá mais força", explicou ele.

1 Ngoktön Chöku Dorjé ou Ngokpa (1036-1102) foi um dos quatro principais alunos de Marpa. Dizia-se que ele era: "Inclinado a dar explicações harmoniosas e amplas, como as pérolas de um colar".



A razão pela qual precisamos discutir a história da Índia ao discutir as origens do mantra


O Buddhadharma consiste em uma filosofia e prática com uma vasta perspectiva; requer grande paciência, a prajna da compreensão da interdependência e igualmente bondade amorosa e compaixão por todos os seres. Ele transcende quaisquer fronteiras de etnia, áreas de conhecimento, ou tempo. Ele vem se espalhando há mais de 2000 anos, mas ainda tem um significado e um sentido essencial que é de uso prático. Ele transcende qualquer linguagem individual, qualquer tópico de estudo em particular ou mesmo nossos hábitos de pensamento, e também deve transcender esses, uma vez que o Buddhadharma, que era apropriado para as pessoas há 2000 anos atrás, ainda é apropriado hoje. Mas como surgiram as formas do budismo? Como é que o budismo que encontramos e praticamos é tão preciso e claro? Como é que os buddhas e os bodhisattvas têm formas tão específicas? Por que ele usa uma terminologia particular e tem uma filosofia particular? Embora o budismo atual transcenda palavras, pensamentos e aparências, a forma de budismo que encontramos hoje foi transmitida através de uma longa história de civilização e conhecimento humano. Ele tomou a forma que se mostrou mais apropriada e benéfica para os seres humanos, fácil de entender e aceitar. É um meio hábil.


Os métodos ensinados nas escrituras budistas estão de acordo com a maneira como as pessoas vêem as coisas na sociedade humana e o que consideram valioso. Podemos até dizer que essa é uma forma de facilitar a compreensão e a aceitação. Sendo assim, é importante para nós compreendermos primeiramente a história e o ambiente que levou ao seu desenvolvimento nesse formato. Por essa razão, é importante conhecer a história da Índia; o lugar onde a religião budista surgiu inicialmente é a Índia. A antiga sociedade, filosofia e lógica indiana e o modo de pensar indiano foram a base para descrever o budismo, e as diferentes formas e técnicas do budismo foram produzidas e sustentadas pela cultura e tradições da época.


O Karmapa explorou como as formas externas do budismo diferem porque refletem as diferenças culturais. De modo a beneficiar os seres de forma apropriada, o Buddhadharma deve acomodar país, tempo e lugar, disse ele, inspirando-se em imagens antigas de buddhas e bodhisattvas como exemplos. Estátuas budistas de Gandhara parecem pessoas de Roma, estátuas chinesas parecem pessoas chinesas, e estátuas da Tailândia e de outros lugares são fortemente influenciadas pelas culturas desses lugares. Se você fizesse um tibetano escolher entre uma estátua tailandesa de Buddha e uma tibetana, ele provavelmente escolheria a tibetana. Não se trata de saber se eles têm ou não fé nos buddhas e bodhisattvas. Ao invés disso, é sua familiaridade com as estátuas em tal forma e com o que sentem mais próximo de seu coração, o que lhes facilita o desenvolvimento da fé e da devoção.


Para entender as raízes e origens do mantra secreto, precisamos conhecer a história do mantra secreto, e saber que precisamos conhecer a história do budismo em geral, e entender que precisamos conhecer a história da Índia, especialmente da antiga sociedade, cultura e filosofia indiana, pois é aí que estão as raízes e o desenvolvimento do mantra secreto. Uma vez que as conheçamos bem, isso nos ajudará a não nos distrair mais com formas e rituais externos, mas nos ajudará a chegar a uma compreensão mais profunda do budismo e do mantra secreto Vajrayana em particular. Então podemos entender o pensamento de Buddha como ele é.



Um pano de fundo para a cultura e o aprendizado indiano


A Índia está no Subcontinente indiano no Sul da Ásia. Entretanto, pesquisas acadêmicas revelaram seu significado na história humana e como sua influência se espalhou pelo mundo. As línguas do norte da Índia e muitas línguas europeias vêm da mesma família linguística, e através da difusão das religiões indianas, a filosofia e as formas de pensamento indianos também se espalharam por muitos países asiáticos, incluindo o Tibete. Além disso, a Índia tem sido central para o desenvolvimento do pensamento humano: três grandes religiões e seis grandes filosofias desenvolveram-se na Índia, representando desenvolvimentos significativos na compreensão humana da mente.



Como as antigas tradições indianas têm sido preservadas


Pesquisadores de muitos países se interessam muito pela história e tradições indianas porque a Índia tem preservado de forma única muitas tradições muito antigas. O primeiro exemplo é a língua sânscrita. Embora a maioria das pessoas não fale sânscrito, os brâmanes educados ainda são capazes de falar e escrever em sânscrito.



Os brâmanes ainda copiam textos em sânscrito à mão, seguindo costumes antigos.


Os brâmanes aprendem os Vedas sagrados de cor, assim como faziam antes de Alexandre, o Grande, invadir a Índia. Mesmo que muitos manuscritos escritos à mão tenham sido destruídos, eles ainda são capazes de recitar as palavras dos Vedas exatamente sem qualquer hesitação. A chama para acender o fogo dos pujas de fogo é gerado esfregando dois gravetos juntos: uma técnica da pré-história. Na Índia ainda é possível ver as origens e desenvolvimentos de muitas tradições que foram preservadas até o presente, e isto provavelmente não pode ser feito em nenhum outro lugar.



O país sem uma história


Entretanto, antes de 400 AEC, a história da Índia é um espaço em branco. Não há registros históricos de datas ou pessoas. Parece que Brâhmanes não se interessaram absolutamente por registrar datas e história. Pode ser porque eles viam a vida humana como cheia de sofrimento e erros. Na falta de registros históricos, os estudiosos tiveram que confiar na literatura indiana primitiva para reconstruir uma história. Isso se mostrou difícil porque não há fronteiras claras na literatura indiana entre fato histórico, mito e lenda, portanto é difícil distinguir o que é fato e o que é ficção. A pesquisa sobre a história indiana só começou há 200 anos quando os britânicos assumiram o controle da Índia. O vice-rei britânico ficou fascinado pela cultura indiana e encorajou fortemente o estudo e a pesquisa da história indiana. Alguns europeus também começaram a pesquisar a história da Índia. Parece que o estudo da história indiana foi introduzido por acadêmicos europeus, e hoje existem historiadores pesquisando a história indiana em todo o mundo.



Os documentos utilizados na pesquisa da história da Índia


Como já mencionado, os estudiosos dependem de textos indianos antigos existentes se quiserem explorar a história da Índia antes de 400 AEC. Esses são principalmente textos religiosos ou obras literárias fortemente influenciados pela religião. Eles indicam até certo ponto como era a sociedade daquela época, mas estão misturados com muitos mitos e histórias dos Vedas, por isso é difícil dizer que são documentos históricos reais. Os textos religiosos são principalmente os Vedas e Rigveda. As obras literárias são principalmente o Mahabharata e o Ramayaṇa. Assim, a maneira como podemos compreender o período de 1000 anos de 1500 AEC a 500 AEC, depois que os povos arianos se estabeleceram em Punjab, é principalmente através desses textos.


A primeira vez que os não indianos souberam da Índia foi quando Alexandre, o Grande, começou a se deslocar para o leste com seus exércitos. Após sua morte, o general de Alexandre, Seleucus I Nicator, enviou Megasthenes como embaixador para Magadha, no centro da Índia [na região em torno da atual Bodhgaya]. Megasthenes registrou tudo o que viu, ouviu e vivenciou, e esse texto tornou-se muito conhecido. O texto descreveu a situação no período do século IV AEC (400 a 300 AEC), e, embora o texto original não esteja mais presente, existem relatos em segunda mão, portanto para os pesquisadores é um texto inestimável. Entretanto, quando as pessoas liam seus escritos na época, não podiam acreditar que o que ele havia escrito era verdade!


A história anterior a 400 AEC deve ser primeiramente inferida, deduzida ou imaginada, e não há eventos ou personagens históricos que possamos descrever com grande certeza.


No século IV AEC, o monge budista chinês Faxian [Luz do Dharma] registrou suas viagens à Índia em "Viagens à Terra Nobre" também chamada "Um Registro dos Reinos Budistas".


No século VII EC, Xuanzang (602-664 EC), atravessou os desertos para viajar à Índia. Ele realmente visitou toda a Índia e escreveu seus "Grandes Registros Tang sobre as Regiões Ocidentais", registrando em detalhes a situação em muitas áreas da Índia, incluindo detalhes de cultura e política.


No final do século 8 EC, o acharya Yijing chinês viajou por mar para a Índia e mais tarde escreveu "Um Registro de Práticas Budistas Enviadas do Mar do Sul para Casa".


O Karmapa observou que ainda hoje, os diários de viagem que estes três escreveram são preservados no cânone budista chinês e são muito influentes na pesquisa para determinar a história real da Índia. Em particular, os "Grandes Registros Tang" de Xuanzang sobre as regiões ocidentais são os mais conceituados, e os indólogos consideram esse texto o mais proveitoso.


Existem apenas alguns poucos textos que são boas fontes para pesquisas sobre a história da Índia antes do século XIII. A partir do século XIII, após o avanço dos muçulmanos, começaram a aparecer registros das datas dos reinados da realeza e das histórias escritas por indivíduos, incluindo eventos históricos e personagens, de modo que existem fontes mais suficientes para a investigação histórica.


Por tais razões, quando discutimos a história antiga da Índia, devemos discuti-la em termos dos manuscritos gregos, dos diários de viagem dos mestres chineses e dos decretos do Imperador Ashoka esculpidos nas rochas e em cavernas.



Os quatro períodos da civilização indiana


Em termos de evidências arqueológicas da Idade da Pedra, podemos dizer que os seres humanos viviam na Índia há dezenas de milhares de anos. O ponto de partida para a antiga civilização indiana é aproximadamente 3000 CE até cerca de 1200 CE. Assim, ela durou aproximadamente 4000 anos.


Na segunda metade do século XII, os reis do Império Ghurid no Afeganistão invadiram a Índia, e a Índia se tornou um país muçulmano. Essa dinastia [o Sultanato de Delhi] continuou por cerca de 300-400 anos.

Mais tarde, no século XVI, os mughals mongóis invadiram a Índia e em sua maioria extirparam a civilização indiana anterior. Daquele tempo em diante, nada mais havia do que ruínas do budismo na Índia, e uma nova era começou na civilização indiana.



O Karmapa explicou que, para facilitar sua compreensão, dividiria a história indiana em quatro grandes períodos:


1. A Civilização do Vale do Indo, também chamada de Civilização Harappan e a Civilização do Rio Indo. (Século 34 - 16 de AEC)

2. O Período Védico (século XVI - 600 AEC)

3. O Período Budista (século VI AEC. - século XIII EC)

4. O Período do Desaparecimento do Budismo na Índia (século XIII EC em diante)


1. A Civilização do Vale do Indo começou aproximadamente a 3300 AEC. Ela atingiu sua maior extensão de 2600 a 1900 AEC. Era principalmente uma civilização dos povos Dravidianos.


2. O Período Védico começou em cerca de 1600 AEC. Naquela época, os povos arianos chegaram à Índia e se estabeleceram na região do grande Punjab [Paquistão contemporâneo e Índia]. Eles tinham grande fé e devoção na natureza e ofereciam louvores à natureza. As principais fontes textuais para este período são o Rigveda e depois os Quatro Vedas. Os povos arianos se mudaram para o leste do Vale do Indo e se estabeleceram permanentemente no Vale do Rio Ganges. Durante seu tempo, eles fundaram muitos reinos poderosos, o sistema de castas se desenvolveu e o poder da casta brâmane foi solidificado. Durante este período, os brâmanes compilaram os quatro Vedas, assim como os textos chamados Brahmaṇa e Upaniṣads. Os poemas épicos dos Mahabharata e Ramayana também foram escritos durante este período. Esse período foi uma boa fonte para a cultura indiana.


Os povos arianos ganharam controle sobre grande parte da Índia. Com base nos Vedas, desenvolveram-se as apresentações das seis escolas não budistas astika e nastika, e muitas outras visões e filosofias. O jainismo também se desenvolveu durante este tempo.


3. O Período Budista: O Buddha nasceu no final do século VI AEC. Os reis desta época apoiaram o Dharma do Buddha em sua maioria, o que fez o budismo florescer e a influência dos brâhmanes diminuir, o que foi uma grande perda para eles. O imperador Ashoka [268 a 232 AEC] uniu a maior parte da Índia, e estabeleceu o budismo como a religião do estado. Além disso, ele convocou um Conselho para compilar as palavras de Buddha.


Da mesma forma, uma poderosa dinastia chamada Andhra surgiu no sul e depois a dinastia Gupta surgiu no norte. Além disso, os bactrianos vindos do oeste, e um de seus reis Kanishka, o Grande [127-150 EC], converteram-se ao budismo. Durante este tempo, o Dharma do Buddha se espalhou para fora da Índia.


Entretanto, a maré estava virando e o rei Vikramāditya no norte da Índia era um generoso seguidor e patrono da religião hindu. Durante seu reinado, a religião Brahmânica ressuscitou e evoluiu. Ela estava em ativa oposição ao budismo.


O rei Harshavardhana [circa 590 EC - falecido circa 647, governante de um grande império no norte da Índia de 606 a 647 EC] foi um budista que se converteu do hinduísmo. Ele foi um forte patrono do budismo, e o budismo ressuscitou durante seu reinado, mas nunca recuperou sua força anterior.


4. O Desaparecimento do Budismo: Primeiro o califado árabe invadiu a Índia várias vezes, mais tarde os povos turcos do Afeganistão a invadiram e eventualmente no século XIII estabeleceram o Sultanato de Delhi. Durante esse período, o budismo permaneceu em algumas áreas, mas foi em tal estado que foi difícil dizer se ele estava vivendo ou morrendo. Entretanto, quando os Mongóis invadiram no século XVI, eles estabeleceram a Dinastia Mongol e a Índia foi convertida ao islamismo. A partir daquela época, o budismo desapareceu da Índia sem deixar rastros.


Embora o Karmapa tenha dividido a história indiana em quatro períodos ou eras para o propósito desses ensinamentos, ele explicou que é difícil dividir a história indiana em períodos de acordo com as dinastias, porque durante grande parte de sua história, tem sido um país fragmentado de reinos menores. Além da época do Imperador Ashoka, a posterior Dinastia Mongol, e o período após a conquista do poder pelos britânicos, nunca foi unida. Às vezes, os reinos estavam em guerra, às vezes viviam harmoniosamente e às vezes se conquistavam uns aos outros. Assim, ele dividiu a história em períodos principalmente a partir da perspectiva da história budista, descrevendo aproximadamente o período antes do aparecimento do Dharma do Buddha, o período em que o Dharma do Buddha floresceu, e o período em que o Dharma do Buddha desapareceu.



A Origem dos Nomes "Índia" e "Hindu".


O Karmapa concluiu a sessão com uma explicação sobre as origens dos vários nomes utilizados para a Índia. Quando os povos arianos migraram do noroeste para o subcontinente indiano, eles se estabeleceram nas margens do rio Indo. A nascente do rio Indo fica em Kailash, no Tibete. Ele tem muitos afluentes e eventualmente deságua no Mar Arábico. A palavra hindu deriva do nome sânscrito deste rio - "Sindhu". É um rio de correntes poderosas e as pessoas que viviam em ambos os lados do rio o chamavam de Sindhu, que significa "água" ou "oceano", e a área ficou conhecida como o Vale do Rio Sindhu. Mais tarde, este passou a ser o nome de toda a Índia. A Índia era um país vizinho dos antigos persas, e eles se referiam à Índia como "Sindhu", mas pronunciaram-na como "hindu", então o nome acabou mudando para essa pronúncia. Mesmo em chinês antigo, a Índia era chamada Juān-dú, Xián-dòu, Yìndù e assim por diante.


Os antigos indianos usavam um nome diferente: eles o chamavam de Bhārata ou Jambudvīpa. Foram os romanos que primeiro chamaram a Índia de "Índia", o nome adotado pelos europeus.




As Origens do Dia do Mantra Secreto - Dia 2 25 de agosto de 2021


Conexões entre o Tantra e a antiga cultura indiana


O Gyalwang Karmapa começou o segundo dia de ensinamentos ilustrando como a geografia

física da Índia moldou sua história e cultura.


A Índia é como uma fortaleza natural. O Kush Hindu e os Himalaias estão ao norte. Seus altos

picos e neve durante todo o ano são uma barreira formidável e limitam o contato com o mundo

exterior. É cercada por oceanos: ao oeste está o Mar Arábico, ao sul está o Oceano Índico, e ao

leste está a Baía de Bengal. No nordeste, há desfiladeiros nas montanhas que separam Assam

da Birmânia, e embora haja passagens, é também um terreno muito difícil. Os únicos

desfiladeiros navegáveis estão na fronteira noroeste. As sucessivas invasões e imigrações

estrangeiras na história antiga da Índia vieram principalmente dessa direção, através da

passagem de Khyber [entre o Afeganistão e o Paquistão dos tempos modernos] e para o

Punjab.


Portanto, é importante entender que nos tempos antigos a Índia foi capaz de preservar sua

cultura por ser muito difícil para os indianos ter contato com o mundo exterior e era igualmente

difícil para os de fora entrarem na Índia.


O rio Indo também desempenha um papel importante na história da Índia. Ele nasce do lado

ocidental do Monte Kailash no Tibete, onde é chamado de "Fluxo da Boca do Leão". Em

sânscrito, é chamado de "Sindhu". Ele se une a cinco afluentes principais na parte superior do

Vale do Rio Indo em Punjab, e o nome "Punjab" [Terra dos Cinco Rios] deriva disso.

Eventualmente, ele flui para o Mar Arábico. O Vale do Rio Indo é uma área agrícola muito fértil,

uma área importante para a origem da antiga cultura nativa, e um ponto de contato com

pessoas de fora, já que essa era a rota que os invasores utilizavam. Eles primeiro se apossaram

dessa região e depois continuaram para o leste no Vale do Rio Ganges. Essa também é uma

área importante, pois o Ganges é o rio mais longo da Índia, com cerca de 3000 quilômetros de

extensão. Sua nascente está nos Himalaias. Há muitos afluentes no Ganges, dos quais o

Yamuna é o maior, portanto o Vale do Rio Ganges é a região mais fértil da Índia, e sua

confluência com o Yamuna tornou-se um importante centro econômico e político na Índia

antiga. As terras altas situadas a oeste da atual capital de Delhi são a divisão entre as bacias

hidrográficas do Indo e do Ganges, portanto Delhi é um local estratégico na bacia do rio

Ganges; ela está situada na única rota de viagem entre o Ganges e o Indo. Na Índia antiga,

quando diferentes reinos estavam em guerra, ela se tornou um local importante em termos de

estratégia militar. Era o centro do poder controlando tanto os vales dos rios Indo quanto

Ganges. Consequentemente, no século XIII [sob o Sultanato de Delhi], tornou-se a capital da

Índia.


O Karmapa então se voltou para outros efeitos da topografia da Índia, aqueles que afetavam a

Índia internamente. Dentro da Índia, as regiões foram separadas por cadeias de montanhas,

terrenos difíceis ou rios e, como mostram os textos sagrados, isso contribuiu para divisões

regionais e políticas. Por outro lado, estas fronteiras naturais facilitaram o desenvolvimento e a

preservação de culturas e línguas distintas. Entretanto, essa proliferação de diferentes grupos

étnicos, culturas, sistemas políticos e línguas também criou muitas dificuldades para a

unificação da Índia.



A Idade da Pedra


As primeiras evidências de humanos chegando ao subcontinente indiano são do período

paleolítico. Há evidências de assentamentos paleolíticos no Vale do Rio Indo ao norte, de um

período que varia de 400.000 até 100.000 ou 50.000 AEC. Então, na era Mesolítica, há uma área

maior onde foram encontrados vestígios arqueológicos. As datas são aproximadamente de

40.000 a 5.000 AEC.


A era Neolítica na Índia começou em 5000 AEC, e os achados arqueológicos estão espalhados

por uma área ainda maior. Os locais mais conhecidos do Neolítico estão no sul da Índia. A

agricultura começou no final desse período. As ferramentas de pedra ainda eram as principais

ferramentas; faltava-lhes a tecnologia para usar bronze ou ferro. Eles também descobriram

como girar, tecer e fazer corda. Então as pessoas começaram a usar tanto ferramentas de

pedra como de bronze. Os arqueólogos descobriram muitos artefatos, incluindo lápis lázuli,

esteatita e esmeraldas da Ásia Central, o que indica que existia uma rede de comércio. Tal

evidência mostra como o conhecimento humano estava aumentando. Arqueólogos se referem

a esse período como a Fase Harappan inicial; um novo capítulo na história da Índia tinha

começado.



O primeiro período da história da Índia: A Civilização do Vale do Indo


A Civilização do Vale do Indo também é conhecida como a Civilização Harappan, depois do

nome de uma das cidades. Esse período da história da Índia pode ser dividido em dois:


A. Civilização do Vale do Indo (3300 - 1700 AEC)

B. Civilização Pós Vale do Indo (1700 - 1500 AEC)


Estudos recentes feitos por alguns estudiosos e arqueólogos datam a fase inicial ou o início da

Civilização do Vale do Indo - a fase inicial do Harappan Phase - c. 3300 AEC. Nesse ponto, as

pessoas começaram a usar ferramentas de pedra e bronze. É uma das civilizações mais

antigas e impressionantes da história do mundo, um motivo de orgulho para os indianos.



A. Civilização do Vale do Indo (3300 - 1700 AEC)


A civilização do Vale do Indo era totalmente desconhecida antes da escavação das ruínas de

Harappa e Mohenjo-daro em 1921 - 1922 durante o domínio britânico na Índia.

Após a independência da Índia e do Paquistão, as pesquisas continuaram e descobriram que,

de fato, o alcance dessa civilização se estendia muito além da bacia do rio Indo. A área total

coberta pela civilização do Vale do Rio Indo era maior do que as civilizações da Mesopotâmia e

do antigo Egito. Nesta vasta área, centenas de grandes e pequenos locais foram descobertos.

Entre eles, há cinco ou seis cidades antigas. A maior dessas cidades é Mohenjo-daro, que tinha

uma população estimada em cerca de 30.000 habitantes.


Sua Santidade ilustrou esse ponto com fotos das extensas ruínas de Harappa e Mohenjo-daro.

Estudiosos colocaram datas diferentes para a fase principal da civilização do Vale do Indo [A

Fase Harappan madura]. Nos últimos anos, as datas determinadas pela datação por carbono

sugerem 2300 a 1750 AEC. Também tem havido diferentes teorias sobre as origens da

civilização. Ela se originou e se desenvolveu na Índia ou foi transplantada do exterior? Com

base em pesquisas mais extensas, os estudiosos agora aceitam que ela foi criada por uma

cultura nativa. Mas quem eram essas pessoas? Vários grupos étnicos haviam migrado para a

Índia milhares de anos antes, incluindo os Dravidianos, os Kolarianos e os Munda. Os

estudiosos acreditam que foram provavelmente os Dravidianos que desenvolveram a

civilização do Vale do Índio.


O aspecto mais significativo da civilização é que ela foi urbanizada. Com base nas ruínas, os

estudiosos reconstruíram como eram os edifícios. As cidades apresentam um alto grau de

planejamento, e o projeto e a arquitetura são de um nível considerável. Há muros de tijolos,

edifícios, salas de reunião, celeiros, forjas, casas e tumbas.


As cidades eram sustentadas pelo artesanato e pelo comércio. Os artefatos que foram

desenterrados, como cerâmica, selos e estátuas, são de alta qualidade e finamente

trabalhados. Parece que as pessoas eram artesãs habilidosas. As ferramentas de pedra

também são muito refinadas. A maioria dos milhares de selos que foram descobertos trazem

inscrições bem como imagens. Alguns produtos de cerâmica e metal também têm inscrições.

Isso prova que a civilização tinha uma forma antiga de escrita, mas até agora ninguém decifrou

tal escrita.


Além disso, Sua Santidade explicou, podemos deduzir que a civilização do Vale do Indo tinha

uma tradição de adoração aos deuses. Isso porque muitos artefatos religiosos foram

escavados e muitos dos selos e estátuas de pedra parecem estar relacionados à religião e à

adoração. Parece que eles adoravam muitos deuses diferentes, alguns com formas humanas e

outros com formas animais. A imagem de um deus se parece muito com o deus Indra que

aparece mais tarde nos Vedas. Há muitas estátuas e imagens femininas nos selos, de modo

que podemos deduzir que eles também veneravam deusas.


O estudioso japonês Yukei Matsunaga, uma autoridade em mantra secreto, propõe que essa

civilização não ariana teve uma grande influência na cultura indiana posterior, e muitos

elementos da cultura não ariana foram incorporados ao mantra secreto Vajrayana.


Após o intervalo, o Karmapa concluiu sua descrição da civilização do Vale do Indo. Parece que

sua sociedade havia desenvolvido um alto nível de desenvolvimento e um grau de organização

social. Havia provavelmente um líder, um rei, e abaixo dele, figuras militares e camadas da

nobreza, de modo que podem ter existido diferentes classes e postos sociais. Os estudiosos

vêem esta civilização como a primeira forma de um estado na Índia. Entretanto, a informação é

tão escassa - só temos artefatos que foram desenterrados e não há registros históricos - que

não podemos conhecer nenhum detalhe real.


No final, a civilização do Vale do Indo desapareceu muito rapidamente. Anteriormente, alguns

estudiosos relacionaram o desaparecimento da civilização do Vale do Indo com a chegada dos

arianos, mas recentes achados arqueológicos e pesquisas de muitos estudiosos, não

encontraram evidências que sustentem essa posição. Agora está claro que os arianos não

chegaram à Índia até várias centenas de anos após o desaparecimento da civilização

Harrappan. Além disso, se tivesse havido conflito entre os dois grupos, seria de se esperar

encontrar provas deste conflito nas ruínas, mas não há nenhuma.


A civilização do Vale do Indo durou cerca de 600 anos e depois declinou por volta de 1750 AEC.

Ainda não sabemos o que causou seu desaparecimento. Alguns sustentam que, como as

cidades foram destruídas, o comércio cessou, o artesanato diminuiu e a população se

dispersou por outras áreas. No entanto, parece que sua cultura continuou por algum tempo em

um lugar, Lothar, antes de desaparecer.


Muitos estudiosos contemporâneos sugerem que as evidências apontam a mudança climática

como a causa - há sinais de enchentes em algumas cidades. Também é possível que tenha

havido fome ou uma seca que tenha destruído as plantações. O que quer que tenha acontecido,

provocou a fuga das pessoas da região. Outros acreditam que desastres naturais e invasões

estrangeiras ocorreram em conjunto, mas ninguém sabe quem poderiam ter sido esses

invasores. No entanto, todas estas são hipóteses, e não há nada conclusivo. Parece que um

desastre natural de algum tipo causou muitas dificuldades.


Embora a civilização do Vale do Indo tenha declinado, ela exerceu uma grande influência no

desenvolvimento posterior da cultura indiana. Suas conquistas continuaram, incluindo as

variedades de cultivos plantados, criação de animais e gado, tecelagem, e muitas habilidades

artesanais. Da mesma forma, alguns elementos de sua religião, como a adoração de deusas e

um deus semelhante à Indra, foram absorvidos pela religião Brahmânica. Assim, a civilização

do Vale do Indo não estava totalmente perdida quando ela declinou. Ela influenciou fortemente

a cultura indiana posterior.



B. A Civilização do Vale do Indo


No período após o declínio da civilização do Vale do Indo (c.1500 AEC), surgiu uma nova

cultura. Os avanços tecnológicos foram perdidos e tudo voltou à era Neolítica. Esta nova cultura

não era mais urbana; era uma cultura de aldeia que usava ferramentas de pedra. Suas origens

são incertas. Alguns sugerem que as pessoas vieram do noroeste da Índia, outros sugerem que

ela se desenvolveu a partir de um influxo anterior de arianos.


Enquanto isso, em outras partes da Índia, civilizações independentes estavam se

desenvolvendo no Ocidente, no Sul e no Leste. Todas elas foram fundadas por diferentes

grupos étnicos e alcançaram diferentes níveis de desenvolvimento com diferentes níveis de

tecnologia. Eles eram muito diferentes da civilização urbana, altamente desenvolvida do Vale do

Indo.



O segundo período: O Período Védico (16º a 6º AEC)


Este é um tempo em que o pensamento humano se desenvolveu muito, em virtude do qual

muitas filosofias se desenvolveram. Há duas divisões para este período:


A. O Período Védico Inicial, também chamado período Punjab (1400 - 1000 AEC)

B. O Período Védico Final, também chamado de período de desenvolvimento da filosofia

(1000 - 500 AEC)



Como os povos arianos chegaram à Índia


Cerca de dois a trezentos anos após o desaparecimento da civilização do Vale do Indo, a partir

do século XV AEC, os povos arianos entraram no subcontinente indiano em etapas a partir do

noroeste. Uma grande porcentagem da população atual da Índia é descendente dessas

pessoas. O nome arya vem da palavra arya que significa "nobre" ou "superior".


Esta palavra aparece pela primeira vez nos textos védicos e é também o nome que eles

mesmos deram. Alguns estudiosos contestam esta interpretação e sustentam que a palavra

significa algo muito diferente: significa "obediente" ou "fiel", porque os arianos tinham devoção

aos deuses. No passado, alguns estudiosos europeus sustentavam que os arianos eram um

grupo étnico, mas esta visão não é mais sustentada. Parece que os arianos podem ter sido de

diferentes grupos étnicos, mas compartilharam uma língua comum, que pertencia à família de

línguas indo-européia. Eles eram originalmente um povo nômade da Ásia Central que se dividia

em dois grupos. Um grupo se mudou para o oeste e para o norte da Europa. Outro grupo foi

para o leste e veio para o Hindu Kush e Afeganistão onde se dividiram novamente, com um

grupo viajando para o Irã e o outro para o Punjab. Este último grupo é conhecido como o povo

"indo-ariano".


Os arianos ocuparam primeiramente as cinco bacias hidrográficas nos trechos superiores do

Indo, onde se situa o Punjab. Nesse local, eles encontraram uma resistência feroz dos povos

nativos. Os arianos os chamavam de dasa, que significa "inimigo" ou "adversário". Segundo os

arianos, os Dasa eram de pele escura, falavam uma língua grosseira, tinham nariz achatado e

não ofereciam sacrifícios aos deuses. Assim, os estudiosos muitas vezes inferem que esses

inimigos eram Draviḍians. Os arianos eram altos, talentosos cavaleiros, que também dirigiam

carruagens. Eles tinham armas e táticas superiores, de modo que facilmente subjugavam os

habitantes nativos e aqueles que eram conquistados em batalha, eram escravizados.


Com o crescimento populacional, aproximadamente durante os séculos 12 a 11 AEC, os arianos

gradualmente se expandiram para o leste até a bacia do rio Ganges. Em cada área sucessiva,

conquistaram os povos nativos e, ao mesmo tempo, adotaram os melhores aspectos da cultura

nativa e os integraram à cultura ariana. O acadêmico japonês Yukei Matsunaga sugeriu que à

medida que a cultura ariana se desenvolvia além dos limites superiores do Ganges ao leste e ao

sul, ela reforçava o contato, a integração e a reorganização com a cultura nativa. Dessa mistura

surgiu uma nova cultura sincretista.


No Tantra, há muitos exemplos disso. Por exemplo, as divindades iradas do mantra secreto não

vieram da cultura ariana. As cinco grandes divindades iradas tiveram origem na cultura

Dravidiana e foram incorporadas ao tantra durante a dinastia Gupta, no século V. Algumas

divindades como Vajra Yakshini têm aparências similares às deusas da civilização do Vale do

Indo. Outras, como Parna Shavari e Vaishravana não são encontradas na cultura ariana.

Falamos de Maha Mayura, mas este nome vem da palavra "mora" na língua Munda. Da mesma

forma, os nagas não existem na cultura ariana. Esta palavra é de origem indiana. É um termo

coloquial do povo nativo que possui o totem da cobra (naga).


Quando examinamos a representação e os acessórios das divindades femininas iradas no

Vajrayana - o sangue pingando, o apetite por carne humana, as pulseiras feitas de cobras e os

colares feitos de crânios humanos - são características das deusas adoradas pelo povo

dravidiano. No mantra secreto existem tanto deusas como deuses, mas os arianos

originalmente não adoravam deusas, porém, como incorporaram em sua própria cultura as

culturas das tribos não arianas conquistadas por eles, parece que começaram a adorá-las.

Há traços extremamente significativos da cultura não ariana no budismo tântrico, mas essa é

uma área que requer mais pesquisas através da sociologia, linguística, arqueologia e etnologia.

O Gyalwang Karmapa encerrou a sessão enfatizando a necessidade de reconhecer e

compreender a contribuição da antiga cultura indiana para a prática do Mantra Secreto

Vajrayana. O Vajrayana combina as influências de muitas culturas diferentes, disse ele. É como

um tesouro da antiga cultura indiana, contendo muitos dos elementos essenciais da antiga

cultura indiana. Quando falamos sobre o mantra secreto, geralmente pensamos nele em termos

de religião, fé e devoção, e não vemos como ele tem preservado as antigas tradições e práticas

indianas.


É particularmente importante para os tibetanos se interessarem pelo Mantra Secreto Vajrayana

porque, embora ele tenha se espalhado amplamente pelo Tibete, e existam algumas histórias

dos tantras individuais, não há uma história do próprio tantra. A pesquisa sobre o tantra está

sendo conduzida principalmente por acadêmicos ocidentais, portanto, se os tibetanos querem

que sua voz seja ouvida nas discussões sobre o Vajrayana, é crucial estudar sua história.

Estrangeiros examinaram e criticaram as tradições tibetanas do mantra secreto alegando que

ele não é uma verdadeira tradição do Vajrayana, advertiu ele. Os tibetanos precisam ser

capazes de responder a tais críticas. Para isso, eles devem estudar e pesquisar e ter

fundamentos baseados em fatos.

bottom of page