17º Karmapa Ogyen Trinle Dorje (1985-)

Sua Santidade o 17º Gyalwang Karmapa Ogyen Trinle Dorje é o chefe da linhagem de 900 anos, a Karma Kagyu, e guia para milhões de budistas ao redor do mundo. Atualmente, o Karmapa reside em sua casa temporária no Mosteiro Gyuto na Índia, depois de fazer uma fuga dramática do Tibete no ano de 2000.

Uma Breve Biografia
Em 19 de junho de 1985, a linhagem de reencarnação dos Karmapas tomou forma pela décima sétima vez com o nascimento de um menino no Tibete. Como ele havia indicado em sua vida anterior, como XVI Gyalwang Karmapa, Sua Santidade, o XVII Karmapa nasceu no leste do Tibete, de uma mãe chamada Lolaga e de um pai chamado Döndrup. Durante os primeiros anos de sua infância, o Gyalwang Karmapa compartilhou a vida nômade simples de sua família em um canto remoto e acidentado do planalto tibetano.

Quando tinha apenas sete anos, um grupo de busca chegou ao acampamento de sua família. Seguindo as instruções detalhadas da carta escrita por sua encarnação anterior, o Décimo Sexto Karmapa, o grupo de monges conseguiu localizar o jovem Karmapa. A identificação da criança como Karmapa foi verificada não só por Tai Situ Rinpoche, Goshir Gyaltsap Rinpoche e muitos outros grandes lamas Karma Kagyu, mas também por Sua Santidade, o Dalai Lama. 

 

Sua Santidade retornou com a equipe de busca do mosteiro de Tsurphu, no Tibete central, onde foi entronizado, e recebeu sua ordenação monástica inicial. Ele então iniciou o processo de estudo e treinamento tradicional para Karmapas, mas começou a oferecer instrução espiritual para os outros quase que imediatamente. Seu primeiro ensino público, dado em Tsurphu no Tibete quando ele tinha apenas oito anos de idade, foi atendido por mais de 20.000 pessoas. No entanto, os principais titulares da linhagem Karma Kagyu foram impedidos de entrar no Tibete para transmitir as instruções essenciais da linhagem para ele, uma situação que constituiu um obstáculo insuperável para seu funcionamento plenamente como Karmapa no mundo. Quando o jovem Karmapa achou intolerável sua situação no Tibet, aos 14 anos, escapou do Tibete para a Índia, buscando liberdade para cumprir seu papel como líder espiritual mundial e para cumprir suas responsabilidades como líder da linhagem Karma Kagyu.

 

Atravessando o Himalaia por jipe ​​e a cavalo, a pé e de helicóptero, Gyalwang Karmapa chegou a Dharamsala, na Índia, em 5 de janeiro de 2000. Lá, ele foi recebido calorosamente por Sua Santidade o Dalai Lama, com quem o Gyalwang Karmapa continuou a desfrutar de uma estreita relação de mentor e protegido. Durante os anos em que viveu na Índia como refugiado, o Gyalwang Karmapa passou por um treinamento monástico tradicional e educação filosófica, ao mesmo tempo em que perseguia uma educação moderna privada. Sua Santidade recebe dezenas de milhares de visitantes todos os anos de todo o mundo em sua residência em Dharamsala. Desde 2004, ele liderou o Kagyu Monlam Chenmo, um encontro anual de Dharma no inverno em Bodhgaya que atrai milhares de participantes de muitas tradições budistas diferentes ao redor do mundo.

 

Em maio de 2008, Sua Santidade realizou sua primeira viagem há muito aguardada para o Ocidente, viajando para os Estados Unidos, onde visitou muitos centros espirituais sob sua orientação. Seguiu-se uma segunda visita aos Estados Unidos em 2011 e uma terceira em 2015. Em 2014, visitou a Europa pela primeira vez, ensinando a multidões maciças em Berlim, e perto de seu assento europeu de Kamalashila na Alemanha. Quando Sua Santidade falou em uma conferência do TED em Bangalore, em 2009, ele se tornou a pessoa mais jovem a fazê-lo. Em janeiro de 2010 em Bodhigaya, 12.000 pessoas assistiram à apresentação ao vivo de uma peça que ele escreveu e produziu sobre a vida de Milarepa, combinando elementos da ópera tibetana tradicional e do teatro moderno.

 

Junto com seus esforços para preservar e apresentar a cultura tibetana, o Gyalwang Karmapa também viajou pela Índia para participar da vida cultural e religiosa de sua casa adotada. Desde a inauguração de templos para Sai Baba em Tamil Nadu até a comemoração do 100º aniversário de Madre Teresa em Calcutá, Sua Santidade reuniu-se com muitos outros líderes espirituais num espírito de respeito mútuo e tolerância. Ele ainda serve como um professor de Dharma para muitas comunidades de budistas indianos em todo o país.

Por reverência pelas origens do budismo na Índia, Sua Santidade introduziu o uso de orações sânscritas nos maciços encontros de oração de Kagyu Monlam que ele dirigiu, e reviveu as tradições de canções budistas indianas perdidas. Depois de procurar os textos originais em sânscrito de canções sagradas (dohā) de sua linhagem de Dharma, o Gyalwang Karmapa convidou os cantores clássicos indianos a apresentá-los, marcando a primeira vez que foram realizados na Índia em quase um milênio.

 

Duas questões que Sua Santidade defende particularmente são: os direitos das mulheres e a proteção ambiental. Ele instituiu inúmeros programas práticos para cuidar do meio ambiente como forma de cuidar das gerações futuras, e comprometeu-se pessoalmente a garantir que no futuro, as mulheres terão a oportunidade de receber a ordenação completa como monjas dentro da tradição budista tibetana.

 

Desta forma, o Décimo Sétimo Karmapa atua dentro de um vasto horizonte de benefício, mas suas ações voltadas para o futuro permanecem profundamente ancoradas no respeito pelo passado. Como erudito e mestre de meditação, bem como pintor, poeta, compositor e dramaturgo, o Décimo Sétimo Karmapa personifica uma ampla gama de atividades que os Karmapas têm envolvido ao longo dos séculos. Como ativista ambiental e líder espiritual mundial, cujos ensinamentos são frequentemente transmitidos ao vivo, Sua Santidade está trazendo claramente as atividades da linhagem Karmapa para o século XXI.

 

Fonte: "Karmapa: 900 anos" - terceira edição, 2016 - revista e expandida sob a direção do Gyalwang Karmapa, copublicada pelo Comitê Organizador Karmapa 900 e Publicações da KTD.

Endereço

Rua Visconde de Caravelas, 115

Humaitá - 22271-041

Rio de Janeiro - RJ

Contato
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Afiliado à:

Karma Triyana Dharmachakra (KTD)
North American Seat of His Holiness the 17th Gyalwang Karmapa

Ogyen Trinley Dorje

Que todos possam se beneficiar!

© 2007 - 2020 KTT Brasil. Todos os direitos reservados.