Oferendas de Lamparinas
A Tradição da Oferenda de Lamparinas
Desde que o Buda Shakyamuni atingiu a iluminação, há 2.500 anos, e dissipou a escuridão da ignorância que obscurece a verdadeira natureza da mente, as oferendas de lamparinas nas práticas budistas tem simbolizado a sua realização. Cada oferenda de lamparina celebra a iluminação do Buda e, portanto, está associada com grande fortuna.
Para os praticantes Budistas Tibetanos, a oferenda de lamparina também carrega o desejo de alcançar a budeidade e a aspiração de reconhecer a clara luz no momento da morte, experimentando, assim, a libertação naquele momento. Desta forma, as oferendas de lamparinas estão associadas à transições na vida de alguém.
As oferendas de lamparinas são realizadas com maior eficácia ante a representações consagradas de sabedoria, amor-bondade e compaixão plenamente despertadas. Em um ambiente propício, com altares, estátuas de Budas e Bodhisatvas, Thankas de Divindades e textos sagrados, o Gompa da KTT oferece um cenário mais auspicioso para fazer oferendas de lamparinas. Aqui, as lamparinas queimam durante as práticas e cerimônias, irradiando as orações e aspirações feitas pelos membros da sangha e visitantes.
Ofertas com Intenções Especiais
Por causa da associação com grande fortuna, as oferendas de lamparinas são feitas para qualquer evento da vida individual ou familiar que seja celebrado, como o nascimento de uma criança, o casamento de um casal, a formatura de um filho ou filha, o aniversário de um amigo ou o aniversário de seus pais.
As oferendas de lamparinas também podem ser feitas em tempos difíceis ou transições incertas. O dom da luz e as orações que as acompanham ajudam a trazer menos sofrimento e maior felicidade em tempos de doença, perda, incerteza e morte. As lamparinas podem ser oferecidas para um pai que está enfrentando uma operação, para um amigo mudar de carreira, para um estudante que enfrenta um exame difícil ou para um membro da família experimentando estresse extremo. No momento da morte de alguém, é tradicional oferecer uma lamparina durante o bardo, estado intermediário entre a morte e o próximo renascimento, por 49 dias.
A KTT convida a todos a participar desta prática meritória para o benefício de todos os seres.
O valor da contribuição por lamparina é de R$ 10,00 e deve ser ofertado apenas 1 nome por lamparina.
Caso opte por depósito em conta corrente, por favor envie o comprovante e o nome completo da pessoa para quem a lamparina será oferecida para o e-mail ktt@ktt.org.br.
Depósito em Conta Corrente
Associação de Budismo Tibetano Karma Tchagtchen Druling
CNPJ: 08.247.093/0001-65
Banco Itaú
Agência: 0311
Conta-Corrente: 16837-1
PIX (e e-mail): ktt@ktt.org.br