top of page

Lama Karma Tartchin (1965 - ) 

Lama Karma Tartchin iniciou sua prática e estudos no Budismo Tibetano em 1989. Entre 1994 e 1999, fez parte da diretoria do centro Karma Theksum Chokhorling. Em 1998, recebeu instruções de Mahamudra do seu Lama-raiz, o Supremo Guru Vajradhara 12º Chamgon Kenting Tai Situ Rinpoche, principal Guru do 17º Gyalwang Karmapa, Orgyen Trinle Dorje, em Mahamudra e no treinamento da próxima geração de mestres budistas. 

Em 2000, entrou para o tradicional retiro de 3 anos e 3 meses (Naro Tchodruk), sob a orientação de Khenpo Karthar Rinpoche, mestre de retiro da Karme Ling

Retreat Center e abade da Karma Triyana Dharmachakra - KTD, sede na América do Norte do Gyalwang Karmapa. Nos três anos de retiro, além de completar o currículo das práticas ensinadas e praticadas pelos mestres da linhagem: Tilopa, Naropa, Marpa, Milarepa e Gampopa, e de instruções pessoais de Khenpo Kartar Rinpoche, Traleg

Kyabgon Rinpoche, Lama Tartchin também obteve ensinamentos de importantes mestres como V.V. Khenchen Thrangu Rinpoche, Yongey Mingyur Rinpoche, Traleg Kyabgon Rinpoche, Karma Tchagme Rinpoche e Bardor Tulku Rinpoche.

 

Ao término do retiro, em 2004, seu mestre, Khenpo Kartar Rinpotche, o congratulou por ser o primeiro Lama brasileiro da escola Karma Kagyu e o primeiro a ter permissão para dar iniciações das divindades da linhagem.

Lama Tartchin tem grande experiência nas principais práticas da escola Kagyu, além de um amplo conhecimento da história dos mestres da linhagem, o que lhe confere um grande valor tanto como professor quanto como praticante.

Em 2007 fundou a KTT no Rio de Janeiro e, desde então, vem se dedicando exclusivamente a praticar e transmitir os ensinamentos do Buda e da linhagem aos seus alunos no Rio de Janeiro e por todo o Brasil.

bottom of page