top of page

CENTRO DE RETIROS KARME DRUBDE YID ONG SAMTEN LING (KARME SAMTEN LING)

Bandeira china.jpg

Em 2020, após alguns anos de buscas, encontramos um local precioso para nosso projeto no KSL.  Mas, o que é o KSL? O Karme Samten Ling (KSL), abreviação de Karme Drubde Yid Ong Samten Ling, significa “Local (Jardim) da Absorção Meditativa Agradável à Mente para a Prática dos Meios de Realização da Linhagem Karma Kagyu” em tibetano. É um local apropriado para total imersão nas práticas budistas, um espaço para retiros individuais e coletivos voltados às tradições da linhagem Karma Kagyu.

O KSL faz parte da Karme Thegsum Tcholing – KTT, que tem sede no Humaitá/RJ e é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2007 pelo Lama Karma Tartchin com o objetivo de propagar no Brasil os ensinamentos da escola Karma Kagyu de Budismo Tibetano, liderado pelo XVII Karmapa.

Devido à natureza da prática de meditação, o local condizente é afastado e fica em área não urbana, um sítio “final de linha”, cercado por mata atlântica, na localidade de Macabu de Boa Vista, distrito de Barra Alegre, município de Bom Jardim no Estado do Rio de Janeiro, a 3h30 da cidade do Rio de Janeiro. Tem uma área aproximada de 50 hectares e está a uma altitude de 1.250m com clima seco e chuvas mais localizadas no verão. As temperaturas no inverno oscilam entre 5ºC e 20ºC e, no verão, entre 20ºC e 35ºC. 

Desde 2020, temos procurado estabelecer uma infraestrutura mínima para que possamos realizar retiros. Melhorias dos acessos, drenagem de áreas e preparação do terreno para as primeiras construções foram as primeiras providências até que em 2022 conseguimos finalizar nossa primeira sala de prática com cozinha e banheiro, além de duas suítes de um dormitório cuja configuração final será de oito suítes para acomodação de até 60 pessoas. No terreno há espaços previstos para construção de uma sede administrativa, salas de prática, alojamentos para hóspedes, templo, pequena cabines para retiros sazonais e espaço para implantação futura das instalações para os retiros de três anos. 

Sabemos que mesmo que estudemos e frequentemos algum centro de Dharma, um período de isolamento de retiro em um local apropriado é essencial para o real desenvolvimento no caminho espiritual. Portanto, com o passar do tempo, faz-se necessário que venhamos a ter experiências em práticas meditativas para a realização do que foi aprendido, mesmo porque nos ensinamentos de Buddha o caminho da realização acontece por meio da meditação, pois essa conduz o indivíduo para dentro da experiência daquilo que foi ensinado por ele.

Nossa aspiração:

Estabelecer um centro para retiros de curto, médio e longo períodos da tradição Karma Kagyu. O Lama Karma Tartchin, juntamente com um grupo de alunos seriamente engajados, estão construindo um centro de retiros para a viabilização de atividades de retiros com períodos de curta, média e longa duração, sendo o de longa duração o tradicional retiro de 3 anos e 3 meses (Losum Dasum) dentro da tradição Karma Kagyu. O programa e conteúdo do retiro longo são apoiados e vinculados ao centro de retiro norte americano Karme Ling, estabelecido por Khenpo Karthar Rinpotche e conduzido por seu discípulo brasileiro Lama Tartchin.

 

Veja abaixo mensagem do Lama Tartchin:

Como fazer parte da história do Dharma no Brasil?

Para que possamos realizar esse empreendimento precisaremos de esforço conjunto, além do apoio de todos aqueles que possam contribuir.

Aqueles que se sentirem motivados a colaborar com este projeto, além da própria geração de méritos, ajudarão a criar recursos para uma cultura de práticas meditativas em nosso país com todos os benefícios que ela provê, a realização do mais pleno potencial do indivíduo.

Apoiar projetos de Dharma como este, além de gerar inúmeros méritos, dá suporte aos praticantes a se engajarem de forma mais profunda no Buddhadharma e, consequentemente, beneficiarem incontáveis seres.

 

As doações poderão ser feitas para:

PIX: ktt@ktt.org.br

 

 

 

ou

Associação de Budismo Tibetano Karma Tchagtchen Druling

Banco Itaú nº 341

Agência: 0311

Conta: 16837- 1

CNPJ: 08.247.093/0001-65

 

Maiores Informações: ksl@ktt.org.br

           karmesamtenling

Botão_Doar_com_Paypal.png
Botão_Doar_com_PagSeguro.png
PIX KTT.png
  • Facebook

Baixe o PDF e veja como chegar:

Boas vindas:

bottom of page