
AGENDA
DEZEMBRO 2023
Ensinamentos de Meditação do Sutra Satipatthana
09 a 10 de dezembro de 2023 (Sábado e Domingo)
Com Lama Karma Tartchin
O Buddha Shakyamuni ensinou que, ao decidir entrar na senda para o despertar, o indivíduo deve ouvir, contemplar e meditar. Para que se consiga realizar estes três aspectos corretamente (principalmente meditar), há que se ter obtido o assentamento da própria mente (tibetano=shine, sânscrito=shamata).
Nossa mente está a todo tempo sendo solicitada e desejosa de inumeráveis estímulos e pensamentos dos mais variados tipos. Porém, muito poucas vezes, ela consegue dar conta ou estabelecer um objetivo claro e lúcido daquilo que é realmente necessário.
Nesses ensinamentos sobre meditação, Lama Tartchin irá nos explicar como é o processo de meditação e nos guiará por várias sessões com diferentes técnicas para se estabelecer uma Atenção Plena. O Sutra Satipatthana - Os Fundamentos da Atenção Plena- dá instruções detalhadas nas duas primeiras dessas funções.
Começa com a fórmula básica para estabelecer a atenção plena, descrevendo quatro quadros de referência para ancorar a atenção plena no momento presente. Em seguida, ele faz e responde perguntas que se concentram apenas na parte inicial da fórmula: como permanecer focado em cada quadro em si mesmo.
Esta é uma oportunidade tanto para quem já medita quanto para aqueles que querem começar a prática da meditação. Adequado a todos que querem aprender e gostam de meditar.
Não há pré-requisitos nem exigência de qualquer conhecimento prévio em meditação para participação.

Programação
Sábado - 09/Dez
09h às 12h - Ensinamentos e Prática
14h às 17h - Ensinamentos e Prática
Domingo - 10/Dez
9h às 12h - Ensinamentos e Prática
Programação sujeita a alterações.
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Inscrição sugerida: R$ 150,00
PIX: ktt@ktt.org.br (e-mail)
Após a inscrição, o participante deverá enviar comprovante de pagamento e número de celular para o e-mail ktt@ktt.org.br para recebimento de confirmação de inscrição e inclusão em grupo de WhatsApp do retiro para informações adicionais.

FEVEREIRO 2024
Ano Novo Tibetano (Losar) e Retiro de Tara Verde
09 a 14 de fevereiro de 2024 (Carnaval - de 6a.f à 4a.f cinzas)
Com Lama Karma Tartchin
O retiro será focado na prática intensiva (Drubtchö) de Tara Verde, com iniciação, transmissão oral e instruções completas sobre o ritual da prática pelo Lama Karma Tartchin.
Se nós examinamos a natureza de Arya Tara do ponto de vista do que se chama significado definitivo, o verdadeiro significado, então ela é Yum Tchen Mo, a Grande Mãe. Arya Tara é chamada assim porque incorpora o significado supremo do Dharma, o significado supremo da vacuidade - o Dharmakaya, que é como uma mãe por ser a fonte, a origem pela qual os Buddhas atingem a iluminação e os Bodhisattvas, a realização.
Do ponto de vista do significado provisório, no tempo do Buddha Amoghasiddhi, havia uma princesa chamada Yeshe Dawa (Lua de Sabedoria Primordial). Então, em sua presença, ela gerou bodhicita e fez surgir a aspiração e o compromisso de beneficiar e liberar todos os seres, conquistando todos os maras. Ela fez um voto realmente único pois, desde o momento que gerou bodhicita até obter a completa budeidade, se comprometeu a renascer somente como mulher para beneficiar os seres.
A força e a natureza especial deste voto nunca havia surgido antes, não existe agora nem nunca surgirá novamente no futuro entre todos os Buddhas. Sua coragem e zelo são inigualáveis e por isso ela foi especialmente homenageada por todos Buddhas, recebendo do Buddha Amoghasidhi o nome Drolma Nyurma Pamo. Drolma significa Tara, "A Liberadora" - Nyurma,"Que Atua Rapidamente" e Pamo, "Que é Forte e Poderosa".
Pré-requisitos: Ter refúgio e uma base de conhecimento do budismo. Àqueles que não tem refúgio, podem fazer a cerimônia no retiro, informando por e-mail (ktt@ktt.org.br) no momento da inscrição.
Obs:
1- Aqueles que não possuem o texto da sadhana de Tara Verde poderão adquirir no local. Nesse caso, por favor informem por e-mail (ktt@ktt.org.br) no momento da inscrição.
2- O ano novo tibetano (losar) é uma data comemorativa importante no budismo, quando se realiza tradicionalmente práticas para os protetores do Dharma como forma de agradecimento e proteção. Dessa forma, durante o dia de 5a.f, 8/fev, Lama Tartchin conduzirá com a Sangha a prática longa de protetores (Tsendring).
