top of page

Pujas de Fogo: Oferendas de Fumaça e Aromas


Existem três grandes tipos de pujas de fogo. A primeira é chamada SANG, a segunda é chamada de SUR e a terceira de DJIN-SEG. Então SANG, SUR e DJIN-SEG, são três tipos de pujas de fogo. E dentro de cada uma delas, existem muitos outros diferentes tipos de pujas de fogo, mas estas três são os tipos principais.


O princípio maior das pujas de fogo é a oferenda em si. Pode-se por comida e quaisquer ingredientes no fogo. O fogo os queimará e consumirá, portanto o fogo os consumirá totalmente e este então é o modo de oferecimento.


No tipo de puja SANG, oferece-se fumaça, no tipo SUR o aroma, no tipo DJIN-SEG o fogo propriamente dito , a chama e a queima de alimentos e ingredientes propriamente ditos.


Oferecimento de Quatro Categorias de Objetos

Todos os tipos envolvem quatro categorias de objetos para quem esta se está ofertando. Faz-se oferenda aos Buddhas e Bodhisattvas e as divindades que consiste numa primeira categoria. Faz- se então oferendas aos protetores e aos deuses da mais alta esfera, esta é a segunda categoria. Oferece-se a todos os seres sencientes, esta é a categoria de número três. E oferece- se aos espíritos, aos fantasmas famintos e também àqueles seres em especial, com quem você possui um karma negativo, como se fosse um débito kármico a saldar-se. Então se faz esta oferenda a eles, esta é a quarta categoria. Estas são as quatro formas de se fazer oferendas. Às vezes, comumente chamamos esta quarta categoria de generosa, a terceira, chamamos de generosidade e a primeira e segunda categorias de oferenda, oferta e doação.


SANG: Oferenda de Fumaça

SANG concentra-se principalmente na oferenda as deidades das montanhas, as deidades do céu, as deidades dos rios e as deidades de todos os aspectos, especialmente a estes oferecemos. Convida-se as deidades de todo universo, especialmente oferece-se as deidades locais. SANG então é este tipo de oferenda. Normalmente se faz a oferenda nos telhados das casas ou no topo das montanhas, onde se faz uma grande fumaça. É muito importante que a oferenda de SANG seja limpa. Ela tem que ser 100% vegetariana isto é, não pode haver de maneira alguma carne nela. Resumindo tem que ser puramente limpa e vegetariana.


SUR: Oferenda de Aroma

SUR, de todas as quatro, é a mais concentrada nos fantasmas, espíritos e nos seres com os quais tem se débito kármico negativo, por isso doa-se a eles e queima-se todo tipo de comida e tudo mais. Há também tipos de SUR que necessitam ser totalmente não vegetarianos, queima-se carne também. Mas existe o tipo de SUR vegetariano. Existem dois tipos de SUR e eles devem ser feitos separadamente. As preces devem feitas separadamente, assim como diferentes devem ser as fogueiras, isto é, não no mesmo fogo.


DJIN-SEG: Oferenda de Fogo

Finalmente DJIN-SEG, que está estritamente relacionada com todos os tipos de oferenda, mas basicamente está concentrada nas divindades. Em DJIN-SEG, não se pode queimar qualquer objeto. Ele deve ser feito de ingredientes especiais, de acordo com cada tipo particular de DJIN-SEG. E deve ser realizado por um Lama, e não pelo público. O público por sua vez não deve tocar os ingredientes do DJIN-SEG. Portanto, somente os Lamas devem lidar com o DJIN-SEG. O ingrediente deve ser de um tipo particular, especial, não qualquer coisa, mas algo como isto. (Nota: Está havendo uma cerimônia de SUR no dia e local onde os Ensinamentos estão sendo lecionados). Tem que ser algo específico e deve ser lidado e oferecido de acordo com o tipo de prece. Então estes ingredientes particulares devem ser oferecidos um após outro.


Normalmente, existem quatro tipos de DJIN-SEG, o pacificador, o irado, o poderoso e o magnético que são os quatro tipos de SUR. Algumas vezes, oferece-se combinações de todos os quatro. Devem-se seguir os ingredientes de cada um dos tipos. Que não devem ser manipulados por pessoas leigas. Apenas o Lama ou alguém ordenado, ou em certos casos não ordenados, mas deve-se sempre ser realizada pelo Lama.


Então, é assim que o DJIN-SEG é. Eu não estou muito certo, mas que HUO-KONG em chinês é na verdade o DJIN-SEG, não o SANG, nem o SUR, e sim o DJIN-SEG que acredito que seja o nome correto. (Nota: Em chinês, HUO-KONG, significa oferenda de fogo). Eu não tenho certeza. O que significa KONG? (As pessoas respondem: oferenda) .Oferenda de fogo então. Mas acredito que antigamente os mestres do VAJRAYANA, quando vieram para a China, realizaram o DJIN-SEG. DJIN-SEG é normalmente realizado em uma enorme puja de uma divindade, ao final da puja faz-se o oferecimento. Ou em um templo faz-se o oferecimento e se faz para todo o país. Por isso, DJIN-SEG, não é como o SANG e o SUR que se pode fazer hoje em dia a qualquer hora. Na China, acredito então que tenha sido realizado o DJIN-SEG pelo Imperador ou um alto representante, talvez por isso este nome lhe foi dado, talvez eu esteja enganado. É possível que HUO-KONG refira-se aos três tipos. Mas, atualmente ele é utilizado para todos eles, todos os três.


Perguntas e Respostas

Pergunta: Quais são os mantras e métodos de visualização que se utiliza quando se realiza uma oferenda de fogo?


Resposta: Normalmente estes métodos são realizados pelo Lama encarregados e os leigos participam. Mas se você quiser, então está bem. Você pode fazê-los. Você pode recitar OM-MA-NI-PE-ME-HUM. Ou se está fazendo diferentes tipos de pujas de fogo, existem diferentes tipos de Mantras. Mas OM-MA-NI-PE-ME-HUM seria o mais apropriado de todos para recitação. Então você imagina oferecendo aos Buddhas e etc., aos quatro objetos, você sabe quais são? Oferece-se aos Buddhas e Bodhisattvas, às deidades e Protetores, e a grande generosidade de todos os seres sencientes e especialmente a todos os fantasmas espirituais e àqueles fantasmas que você possui um débito kármico que deve ser pago. Você pode fazer desta maneira. Mas o que se queima é muito pouco. Aquilo que está sendo queimado seria muito pouco se você tivesse que doar, você não poderia dar a muitas pessoas, você sabe. Então, precisa-se rezar, para que se possa preencher todas as necessidades e que se multiplique incontáveis vezes, bilhões e bilhões de vezes. Então aquilo se transformará em todo tipo de bens que os seres possam precisar. E qualquer oferenda apropriada ao Buddha e aos Bodhisattvas, se tornará ilimitada, deve-se, portanto refletir sobre isto. Senão, somente isto seria muito pouco, você sabe disto. Sim, pode ser até um bocado, mas na realidade, ainda é pouco, quantas pessoas pode-se fazer feliz com isto? Existem incontáveis seres sencientes em todo universo. Seis reinos a se oferecer. Portanto, isto deve ser multiplicado e transformado de modo que cada grão se torne um céu repleto de grãos que supõe-se ser necessário para preencher as necessidades de cada fantasma faminto por exemplo.


Nós não temos tempo para mais muitas perguntas, por causa da puja que se sucederá. De qualquer modo, responderei a mais uma questão, certo? (Nota: Durante as respostas do Rinpoche, houveram muitas questões escritas no papel e passadas ao intérprete). Mas de qualquer forma, nós não encorajamos as visualizações às pessoas. Porque, por exemplo, se você está chamando todos os espíritos para receber a sua oferenda, então, ok, faça a oferenda e os chame. Mas se você não pode oferecer então não os chame. É como se você estivesse convidando dez mil pessoas para jantar e não pode fornecer-lhes comida, isto não é muito bom. Desse modo, então, se for fazer a oferenda você deve ser capacitado para realizá-la do início ao fim. Caso você não possa então, apenas sente-se ao lado e recite OM-MA-NI-PE-ME- HUM e tenha fé no Buddha. Faça estas práticas que será muito, muito melhor. Porque tem que se estar verdadeiramente hábil para realizá-las. De outro modo você chamaria tantos e não poderia fazer nada e isto não seria positivo.


Pergunta: Quando se faz a prática do cavalo de vento ou a bandeira de prece de liberação, podemos fazer qualquer prece no mesmo local que fazemos a prática de liberação do cavalo de vento?


Resposta: Não, não desta forma. Os lamas têm que fazer a puja em outro lugar. Porque normalmente nós colocamos as bandeiras de prece num lugar alto e convidamos o Lama até lá para realizar a puja, por isso as pessoas colocam as bandeiras de prece lá. Mas algumas vezes o Lama, faz a puja dentro do Templo e as pessoas carregam a bandeira de prece até a montanha onde está o Lama. Então a bandeira de prece é abençoada no Templo e carregada para muito longe, muitas e muitas milhas dali, até a montanha. O que também é feito. Mas durante esta procissão, deve haver uma puja no lugar ou aonde for.


Conclusão e Dedicação

Agora, eu acredito que isto tenha sido benéfico para todos vocês. Uma vez que façam isto, já é muito. Quando se sabe disso, eu tenho certeza, se torna quase claro para vocês o porquê da prática. Mas, mesmo que não se saiba, mesmo que alguns, não saibam, se tiverem fé, eles o farão da mesma forma. Porque se tivermos dor de cabeça, nós tomamos remédio. Algumas pessoas sabem o que há no remédio, outras não sabem o que há nele. Mas para todas, o remédio funcionará, então se você tiver fé a prática funcionará para todos. Então, vamos fazer agora a dedicação. (Nota: Os discípulos seguiram Rinpoche e o Lama recitando a prece dedicatória).


O artigo original foi publicado por Wisdom Eye, Primavera de 1998.

Esta edição foi publicada sob a permissão da proprietária Pema Chödron.

Nós apreciamos sinceramente o gentil apoio dela.

bottom of page