top of page

A Coroa Negra


A lenda:

Diz a lenda que em um éon passado, em uma vida anterior como um yogi realizado, o Karmapa atingiu o oitavo nível, ou bhumi, dos bodhisattvas. Naquela época, 100.000 dakinis (buddhas femininos) manifestaram seus cabelos na forma de uma coroa e a ofereceram ao Karmapa, como um símbolo de sua realização. Dusum Khyenpa, o primeiro Karmapa, era considerado uma emanação daquele yogi e seu surgimento foi profetizado pelo histórico Buddha Shakyamuni no Samadhiraja Sutra:

"Um bodhisattva com o rugido de um leão surgirá. Ele usará o poder que obteve em profunda meditação para beneficiar incontáveis seres. Ao ver, ouvir, tocar ou pensar nele, eles serão conduzidos à felicidade".


As Qualidade da Coroa Vajra

A Coroa Vajra, ou Coroa Negra, dos Karmapas é repleta de significado profundo e simbólico. O formato e a ornamentação da coroa demonstra as qualidades iluminadas dos Karmapas. Olhando mais de perto para alguns dos mais significativos aspectos da Coroa Vajra, uma descrição de seus simbolismos pode ser útil.


O Simbolismo:

1. O Dharmata Imutável: A cor da Coroa Vajra é azul escuro, representando a natureza imutável da realidade, dharmata, de todos os fenômenos. A realização da iluminação é também imutável, como o espaço, e esse espaço básico é representado aqui pela cor azul escura.


2. Os Três Kayas: os três pontos da Coroa Vajra, um no meio e os outros nas laterais, representam a presença espontânea dos três kayas da budeidade: 1.dharmakaya, 2.sambhogakaya e 3.nirmanakaya . (ver nº 1 na imagem)


3. O Senhor da Mandala: O ornamento no topo da Coroa Vajra representa auge da sabedoria e o Senhor da Mandala, nos ensinamentos Vajrayana. Representa também o jogo desimpedido da sabedoria de buddha. (ver nº 2 na imagem)


4. As Duas Sabedorias de Buddha: o sol e a lua, feitas de joias preciosas, ornamentos na parte alta central da coroa, representam as duas sabedorias do buddha: 1) a sabedoria de ver as coisas como elas são, 2) a sabedoria de ver a vastidão das coisas, que é obtida através da realização do dharmakaya da budeidade. (ver nº 3 na imagem)


5. As Atividades de Buddha: os ornamentos de belas nuvens que decoram o lado esquerdo e direito da coroa, representam a chuva incomensurável e imparcial de sabedoria e compaixão, a qual é a atividade dos buddhas e bodhisattvas do décimo nível, em benefício dos seres sencientes. O décimo bhumi do caminho do bodhisattva é também chamado de "nuvem de dharma."(ver nº 4 na imagem)


6. As Quatro Atividade Iluminadas: O Vajra Cruzado ou Dorje Gyatram embeleza ornadamente a frente da coroa, contendo cinco cores diferentes de pedras preciosas, representando as cinco cores das famílias de buddha.As pontas do vajra representam as quatro atividades iluminadas de pacificar, enriquecer, magnetizar e destruir. ( ver nº 5 na imagem)


7. As Quatro Incomensuráveis: a base, feita de uma área quadrilateral de quatro cantos, formando um quadrado ou uma base em v para o ornamento do vajra cruzado, representando as quatro incomensuráveis: amor/bondade, compaixão, alegria e equanimidade para com todos os seres sencientes. É assim que Sua Santidade lidera os seres através do caminho à fruição do despertar completo. (veja nº 6 na imagem)


Uma breve origem física da coroa:

Os Karmapas eram tradicionalmente professores dos sucessivos imperados da Dinastia Ming na China. Quando o 5º Karmapa, Dezhin Shegpa, conheceu o imperador chinês Yung Lo, o Imperador, pela sua devoção e realização espiritual, foi capaz de perceber o Karmapa na forma Sambhogakaya de Vajradhara (tib. Dorje Chang), usando uma coroa negra em sua cabeça. O Karmapa explicou ao imperador que ele conseguia ver a 'Coroa Vajra', um campo de energia de sabedoria que sempre fica sobre a cabeça do Karmapa. O imperador ofereceu-se para fazer uma réplica material para que outros pudessem receber sua benção. Uma coroa incrustada com jóias preciosas e, para o topo, um rubi enorme foi encomendado. Ao usar isso, o 5º Karmapa iniciou a tradição da Cerimonia da Coroa Negra, que foi executada por sucessivas incarnações do Karmapa até a época do 16º Karmapa, Rangjung Rigpe Dorje.

bottom of page