O Que é Uma Estupa e Quais São Suas Bênçãos

08/04/2020

 

Lama Karma Tartchin ao lado da estupa de Dzongsar Khyentse Tchökyi Lodro Rinpotche em Tashi Ding, Sikkim - Índia

 

 

 

 

No Sutra chamado A Urna das Relíquias Secretas é dito:

O Bhagavan falou: "Vajrapani! Se alguém escrever este ensinamento do Dharma e colocá-lo dentro de uma Estupa, ela se tornará a relíquia vajra quintessencial de todos os Tathagatas. Ela se tornará uma Estupa abençoada com a essência secreta do Dharani de todos os Tathagatas. Ela se tornará uma Estupa de noventa e nove Tathagatas, tantos como sementes de gergelim em um pote de gergelim. Será abençoada como uma Estupa que contém os olhos e Ushnisha (protuberância da coroa) de todos os Tathagatas."

 

Os Oito Tipos de Estupas Tibetanas

Na tradição tibetana existem oito tipos principais de Estupas (Tchöten), cada uma delas está relacionado a um evento particular na vida do Buda Shakyamuni: Nascimento, Iluminação, Giro da Roda do Dharma, Execução de Milagres, Descida do Céu dos 33 Deuses, Reconciliação da Sangha, Prolongamento da Vida e Paranirvana.

Embora a estrutura geral de todas as Estupas seja a mesma (exceto a Estupa do Paranirvana), cada Estupa tem suas próprias características específicas.

As Estupas diferem umas das outras pelo exterior e a forma dos degraus entre o trono de leão da Estupa e seu vaso; por exemplo, a Estupa do Paranirvana não tem nenhum degrau nessa área).

 

 

 

 

 

A Estupa do Lótus

 

A Estupa do Lótus está relacionada com o nascimento do Buda Shakyamuni. Logo após o nascimento, Buddha deu sete passos em cada uma das quatro direções – Leste, Sul, Oeste e Norte. Dos passos de Buddha, lótus surgiram em cada direção.

A primeira Estupa do Lótus foi construída em Lumbini, Nepal nos dias atuais - o local de nascimento de Buddha, durante sua vida. Os degraus acima do trono de leão são arredondados e decorados com pétalas de lótus.

 

 

 

 

A Estupa da Iluminação

 

A Estupa da lluminação simboliza a realização do despertar do Buddha sob a árvore de Bodhi, em Bodhgaya, na Índia. Através da sua realização, Buddha percebeu que todo ser vivo tem o potencial para a iluminação também.

Este tipo de Estupa também é conhecida como um símbolo da vitória de Buddha sobre o demônio Mara, ou seja, sobre a ignorância e todos os outros obstáculos e obscuridades da mente.

É considerada o tipo principal dos oito tipos de Estupas, e representa o caminho para o Despertar completo. Os degraus acima do trono de leão são retangulares.

 

 

 

 

 

A Estupa do Giro da Roda do Dharma

 

A Estupa do Giro da Roda do Dharma (ou a Estupa de Muitas Portas Auspiciosas), comemora o primeiro ensinamento de Buddha. Depois de alcançar a despertar, o Buddha foi solicitado a "girar a roda do Dharma" e, então, deu seu primeiro ensinamento no parque das gazelas, em Sarnath (Varanasi, Índia). Lá, Buddha deu o ensinamento sobre as Quatro Nobres Verdades.

Nesta Estupa, os degraus acima do trono de leão são decorados com portas abertas, simbolizando a abertura das portas do Dharma.

 

 

 

 

 

A Estupa dos Grandes Milagres

 

A Estupa dos Grandes Milagres foi construída em Shravasti, Índia e comemora vários milagres manifestados pelo Buddha como parte de um grande debate com estudiosos não budistas que buscavam desafiar sua iluminação. Além de apresentar ensinamentos, todos os dias durante quinze dias, o Buddha manifestou milagres, derrotando o demônio Mara e os professores heréticos, demonstrando o nível da sua realização.

Neste estilo de Estupa, a parte central dos degraus acima do trono de leão é estendida.

 

 

 

 

 

 

 

A Estupa da Descida do Céu de Tushita

 

Depois que a mãe de Buddha, a rainha Mayadevi, faleceu, ela renasceu no céu conhecido como o Reino de Devas dos 33. Para mostrar gratidão pela bondade de sua mãe, Buddha subiu ao Reino de Devas dos 33 e deu a ela e aos Devas ensinamentos do Dharma.

A Estupa da Descida do Céu de Tushita simboliza o retorno de Buddha dos reinos celestiais, a fim de continuar ensinando o caminho para o Despertar para os seres humanos na Terra.

Esta Estupa originou-se em Sankashya (também chamada Sankassa ou Sankasya), no estado indiano de Uttar Pradesh. Hoje em dia é um lugar deserto com as ruínas de um templo hindu. Mas, no entanto, Sankashya é um dos oito lugares de peregrinação para os praticantes do Dharma. Neste estilo de Estupa, no meio dos degraus acima do trono de leão há um conjunto de escadas, simbolizando a descida de Buddha do Céu de Devas dos 33.

 

 

 

 

 

 

A Estupa da Reconciliação

 

Quando a inveja e as controvérsias apareceram dentro da Sangha (comunidade dos discípulos de Buddha), Buddha superou as disputas e reuniu a Sangha, e para comemorar este evento a Estupa da Reconciliação foi construída. Neste estilo de Estupa, acima do trono de leão há quatro degraus octogonais com lados iguais.

 

 

 

 

 

 

A Estupa do Todo Vitorioso

 

Depois que um dos seguidores de Buddha o suplicou para não falecer, Buddha prolongou sua vida por três meses. Este estilo de Estupa, ao contrário dos outros tipos, a Estupa do Todo Vitorioso tem apenas três degraus arredondados acima do trono de leão, em vez de quatro retangulares.

 

 

 

 

 

A Estupa do Paranirvana

 

A Estupa do Paranirvana está relacionada com a passagem do Buddha para o Maha Paranirvana. Aconteceu na cidade de Kushinigar, na Índia. Deitado em seu lado direito e descansando em um estado meditativo, Buddha relembrou a seus discípulos que haviam recebido todos os ensinamentos necessários e instou-os a praticar diligentemente para alcançar o Iluminação, e então passou para o Maha Paranirvana.

Este estilo de Estupa também é único dos outros tipos, na medida em que não tem degraus acima do trono de leão, e bem no topo do trono há um vaso em forma de sino, simbolizando a sabedoria.

 

 

 

 

 

 

Os benefícios da construção de Estupas

Os benefícios da construção de Estupas são mencionados no Tantra Guhyasamaja: "Uma Estupa é um palácio onde todos os Buddhas permanecem. Aqueles seres que não têm atualmente o carma para ver um Buddha, precisam dos objetos sagrados do corpo, da fala e da mente – estátuas, escrituras, Estupas – como um campo para acumular mérito e virtude."

 

Também no Sutra Karmavibhanga é dito:

O Buddha falou com o jovem Brâmane Shuka: "Há dezoito benefícios de construir uma Estupa do Tathagata. Quais são esses dezoito?

  1. Nascerá como filho de um grande monarca

  2. Terá um corpo nobre

  3. Se tornará bonito e atraente

  4. Terá faculdades apuradas

  5. Será poderoso e famoso

  6. Terá uma grande comitiva de servos

  7. Se tornará um líder dos homens

  8. Será um suporte para todos

  9. Será renomado nas dez direções

  10. Será capaz de expressar-se em palavras e versos extensivamente

  11. Receberá oferendas de humanos e deuses

  12. Possuirá muitas riquezas

  13. Obterá o reino de um monarca universal

  14. Terá vida longa

  15. O corpo será como uma coleção de vajras.

  16. O corpo será dotado das marcas principais e dos sinais menores (de um Buddha)

  17. Terá renascimento nos três reinos mais altos

  18. Atingirá rapidamente o nirvana completo

 

 

No Sutra chamado A Urna das Relíquias Secretas é dito:

O Bhagavan falou: "Vajrapani! Se alguém escrever este ensinamento do Dharma e colocá-lo dentro de uma Estupa, a Estupa se tornará a relíquia vajra quintessencial de todos os Tathagatas. Ela se tornará uma Estupa abençoada com a essência secreta do Dharani de todos os Tathagatas. Ela se tornará uma Estupa de noventa e nove tathagatas, tantos como sementes de gergelim em um pote de gergelim. Será abençoada como uma Estupa que contém os olhos e Ushnisha (protuberância da coroa) de todos os Tathagatas."


No Sutra Saddharma Pundarika é dito:

Paredes são construídas a partir de lama e tijolos.
E uma Estupa do Jina* é feita da mesma forma.
Portanto, mesmo que seja construída a partir de montes de poeira,
Quem constrói uma Estupa pelo bem do Jina,
Em lugares remotos de sofrimento
Mesmo que seja feito de um monte de areia
Por crianças brincando,
(O construtor) alcançará a iluminação.
*Jina – Vitorioso, Buddha

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

Declaração do Lama Karma Drodhul, Presidente do Monastério KTD:

 

Essas são as descrições do significado simbólico das Oito Grandes Estupas, incluindo a Estupa da iluminação (ou a Estupa do despertar) e os benefícios que advêm da construção de Estupas.

 

A Estupa que será edificada no Centro de Retiros Karme Ling, conterá muitas relíquias sagradas da coleção de objetos abençoados e sagrados de Khenpo Karthar Rinpotche e suas próprias relíquias ósseas.

 

Construir tal Estupa dará continuidade ao florescimento das atividades do Dharma de Khenpo Rinpoche, purificará nossos próprios samayas impuros, e obterá acumulação de mérito e virtude.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Endereço

Rua Visconde de Caravelas, 115

Humaitá - 22271-041

Rio de Janeiro - RJ

Contato
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Afiliado à:

Karma Triyana Dharmachakra (KTD)
North American Seat of His Holiness the 17th Gyalwang Karmapa

Ogyen Trinley Dorje

Que todos possam se beneficiar!

© 2007 - 2020 KTT Brasil. Todos os direitos reservados.