top of page

12º Goshir Gyaltsab Rinpotche

Dragpa Migyur Gocha (1954 - )

O 12º Goshir Gyaltsab Rinpotche nasceu no Tibete Central em Nyimo, próximo a Lassa. De geração a geração, sua família ficou conhecida por gerar yoguis altamente desenvolvidos que alcançaram a iluminação através da recitação de mantras e práticas tântricas. Gyaltsab Rinpotche foi um desses frutos que foi reconhecido pelo 16º Karmapa antes de seu nascimento.

Em 1959, Gyaltsab Rinpotche fez uma viagem a Sikkim com o Karmapa. Ele ficou durante um período com o grupo de Sua Santidade no antigo monastério Karma Kagyu, que foi construído em Rumtek na época do 9º Karmapa. No início da década de 1960, Rinpotche recebeu várias iniciações importantes de Sua Santidade.

Após essas iniciações, seu pai achou que o filho deveria receber uma educação moderna em inglês, portanto mandou-o para a cidade de Gangtok para estudar.

Decimo Segundo Goshir Gyaltsab

Entretanto, com sua extraordinária visão do que poderia ser verdadeiramente benéfico, o jovem Rinpotche decidiu estudar o Dharma no monastério de Sua Santidade em vez de permanecer no colégio. Uma noite, logo depois da meia-noite, ele deixou sua residência em Gangtok e caminhou 16 km sozinho até Rumtek. Ele chegou ao novo monastério de Rumtek ao nascer do sol. Quando apareceu pela primeira vez, todos os monges que o viram ficaram surpresos com a sua coragem e o receberam muito atenciosamente no templo principal, onde Sua Santidade lhe deu as boas-vindas. Apesar do conflito de idéias entre seu pai e os monges sobre sua educação, ele começou a estudar os ensinamentos Mahayana e Vajrayana da linhagem com outros três grandes Rinpotches.

Em Rumtek, esses quatro Rinpotches estudaram os textos e cerimônias rituais com tutores particulares. Também estudaram a filosofia Mahayana examinando vários comentários de mestres e sábios tibetanos conhecidos, e ensinamentos de mestres do Budismos indiano cujos textos foram traduzidos para o idioma do Tibete há muitos séculos atrás.

Em suas vidas anteriores, os quatro Rinpotches foram grandes professores e detentores da linhagem. Em cada uma de suas vidas passadas, um exemplo completo e único foi estabelecido, iniciando com o aprendizado da leitura e escrita na infância e aprofundando no processo de estudo integral, com uma juventude passada na disciplina, levando a um ser humano totalmente amadurecido.

Desde a época do Buddha Shakyamuni somos ensinados que cada um de nós deve se tornar um ser humano verdadeiramente completo. Para nós, seres humanos, a verdade é que desenvolvemos o fruto da bondade, assim como o da maldade, pelo mérito de nossas próprias visão, prática e reações habituais. Esse fruto de nossas próprias ações nos níveis físico e mental pode ser positivo ou negativo. Enquanto seres humanos ordinários, nós precisamos lidar com a verdade dessa experiência.

Grandes mestres, como Gyaltsab Rinpotche, mostram um exemplo perfeito para os seres humanos e especialmente para aqueles que estão relacionados à idéia de que cada um é responsável por si mesmo e pelos outros, e que ninguém é responsável pelo modo como passamos nossas vidas, se criamos para nós experiências de felicidade ou sofrimento. Eles nos mostram que a diferença entre um ser humano desperto e um comum não é uma questão de riqueza, título ou posição, mas apenas uma das visões da realidade presente na mente experienciada neste momento.

bottom of page