A KTT

Lama Karma TartchinLama Karma Tartchin começou sua prática e estudo do budismo tibetano em 1989, dentro da linhagem Kagyu, recebendo iniciações e transmissões de vários mestres.

Foi um dos diretores e orientadores do centro Kagyu, no Rio de Janeiro, entre o período de 1994 a 1999. Em 1998, começou a receber instruções em Mahamudra com seu lama-raiz Tai Situ Rinpotche.

No final de 2000, entrou para o tradicional retiro de 3 anos e 3 meses, sob a orientação de Khenpo Kartar Rinpotche, abade da Karma Triyana Dharmachakra, sede para a América do Norte do 17º Gyalwang Karmapa.

Nos três anos de retiro, além de completar o currículo das práticas ensinadas e praticadas pelos pais da linhagem: Tilopa, Naropa, Marpa, Milarepa, Gampopa, Karmapa e de receber instruções pessoais de Khenpo Kartar Rinpotche, lama Tartchin também obteve ensinamentos de Traleg Kyabgon Rinpotche, Trangu Rinpotche, Mingyur Rinpotche, Karma Tchagme Rinpotche e BardorTulku Rinpotche.

Vajrayana

Uma das questões que sempre surgem quando uma pessoa encontra um Lama ou um Gonpa Buddhista é "O que fazer? Como agir?"

Respostas detalhadas não estão sempre evidentes ou acessíveis quando essa situação se apresenta, mas uma regra básica a ser seguida quando lidamos com pessoas, lugares ou situações de cunho religioso pode ser definita com apenas uma palavra: respeito.

O que é um Gonpa?

Um Gonpa Buddhista (sala de prática, de meditação) é um lugar onde todo o espaço foi preparado para uma pessoa contactar o mais alto aspecto da sua natureza. Um Gonpa é um lugar para para desenvolvermos a natureza buddha que reside dentro de cada um de nós e para experienciarmos essa mais alta natureza transmitida por uma mestre espiritualmente avançado. Um Gonpa é na verdade um templo, um altar religioso, e deve ser visto respeitosamente, sempre com essa atitude mental.

carta kttA KTTKTT Gompa
Rua Visconde de Caravelas - 115
Humaitá . Rio de Janeiro/RJ
CEP: 22271-041

O KTT Gompa é a sede do centro de budismo Tibetano Karme Thegsum Tcholing no Rio de Janeiro. Ele é um centro de práticas da escola Kagyu, uma das quatro linhagens do budismo Vajrayana existentes nos dias de hoje.

O KTT é dirigido pelo Lama Karma Tartchin, e foi autorizado pelo seu mestre de retiro Khenpo Karthar Rinpotche, abade da Karma Triyana Dharmachakra, sede para a América do Norte do 17º Gyalwang Karmapa. O Centro possui práticas semanais e freqüentemente confere cerimônias de tomadas de refúgio, comentários e iniciações do budismo Vajrayana, dentro da tradição Karma Kagyu.
Você pode visitar o centro, chegando meia hora antes dos horários das práticas regulares.

 

Local do Gompa no Google Maps:

Vajrayana, o Veículo do Diamante

"Seguir o pequeno veículo (Hinayana) e o grande veículo (Mahayana) seria como subir pela escada para chegar ao último andar de um grande edifício. O Vajrayana seria como subir de elevador. Ou ainda, se todos os sofrimentos e todas as dificuldades fossem as costa da mão, e a palma, o despertar, o Vajaryana seria como virar a mão com a palma para cima"- Kalu Rinpoche

O Vajrayana

O Vajrayana é uma linhagem de budismo tântrico, esotérico, que se desenvolveu de forma muito forte no Tibet, após sua vinda da Índia do Buda Shakyanmuni.

A expansão do budismo pode ser dividida em cinco períodos:

1. Séculos VI-V a.C.: O Dharma foi exposto pelo Buda e difundido por seus discípulos;
2. Séculos V a.C. - I d.C.: Foram realizados os concílios budistas e surgiram as primeiras escolas;
3. Séculos I-VI: Surgimento do budismo Mahayana;
4. Séculos VII-XIII: Expansão do Vajrayana;
5. Séculos XIX-XX: Chegada do budismo ao Ocidente.